top of page

Filosofia

Base de Paris

No ano de 1855, durante a Primeira Conferência Mundial de ACMs, realizada em Paris, França, é aprovada a “Base de Paris”, linha filosófica das ACMs em todo o mundo. A Base estabelece:       “As Associações Cristãs de Moços procuram unir aqueles que, considerando Jesus Cristo como Seu Deus e Salvador, de acordo com as sagradas escrituras, desejam em sua fé e em sua vida, serem discípulos Dele e trabalharem juntos para estenderem entre os jovens, o reino de Seu Mestre”. “As divergências de opinião sobre outros assuntos, por importantes que sejam, não interferirão nas relações harmônicas dos membros e associados que integram a Aliança Mundial”.

Declaração de Kampala

A Declaração de Kampala (1973) foi a primeira grande revisão da Base de Paris. Ela reafirmou os princípios da “Carta Mãe” da ACM e determinou políticas de atuação para a ACM Mundial.

​

“Reconhecendo o caráter das Associações Cristãs de Moços no mundo de hoje, este ato de reconhecimento da Base de Paris coloca sobre as várias associações e seus membros como cooperadores de Deus, imperativos tais como:

​

  • Trabalhar para que todos tenham oportunidades iguais e exista justiça para todos.​

​

  • Trabalhar para obter e manter um ambiente onde o relacionamento entre as pessoas se caracterize pelo amor e compreensão.

​

  • Trabalhar para obter e manter dentro das ACMs e da sociedade, com suas organizações e instituições, condições que levem em conta a honestidade, a profundidade e a criatividade.

​

  • Desenvolver e manter a liderança e programas que sejam exemplos da variedade e profundidade da experiência Cristã.

​

  • Trabalhar para o desenvolvimento integral do ser humano.

Desafio 21

O Desafio 21 é o documento que pauta os caminhos e projetos da ACM no plano global e foi uma revisão dos princípios estabelecidos na Base de Paris. Ele reafirma os valores iniciais da ACM e transmite de forma clara as maneiras de colocar em prática as aspirações da instituição.

​

“Ao Ratificarmos a Base de Paris adotada em 1855, como subsequente declaração fundamental de missão da ACM no limiar do terceiro milênio, declaramos que a ACM é um movimento cristão, ecumênico, voluntário e mundial a serviço de todos, mulheres e homens, jovens e velhos, e que procura compartilhar o ideal cristão de construir uma comunidade humana de justiça com amor, paz e reconciliação com plenitude para a vida e para toda criação.

​

Cada ACM filiada está, portanto, chamada a em focar desafios que serão priorizados de acordo com o contexto de cada uma delas. Esses desafios, que se constituem numa evolução dos princípios de Kampala adotados em 1973, incluem:

​

  • Compartilhar as boas novas de Jesus Cristo e lutar pelo bem estar espiritual, intelectual e físico das pessoas, e integridade das comunidades como um todo.

​

  • Propiciar condições para que todos, especialmente jovens e mulheres, assumam mais responsabilidades e liderança em todos os níveis, e trabalhar em prol de uma sociedade mais justa.

​

  • Defender e promover os direitos das mulheres e preservar os direitos das crianças.

​

  • Estimular o diálogo e a parceria entre as pessoas de diferentes credos e ideologias e reconhecer as peculiaridades culturais das pessoas, promovendo a ampliação dos seus horizontes culturais.

​

  • Comprometer-se a trabalhar em solidariedade com os pobres, despojados, desarraigados e minorias raciais, religiosas e étnicas oprimidas.

​

  • Procurar ser mediadora e reconciliadora em situações de conflito e trabalhar em prol de uma significativa participação e progresso das pessoas para sua própria autodeterminação.

​

  • Defender a criação de Deus de tudo que possa destruí-la e preservar e proteger os recursos da Terra para as futuras gerações.

​

Para fazer frente a esses desafios, a ACM desenvolverá padrões de cooperação em todos os níveis, a fim de assegurar a sua auto-sustentação e autodeterminação.

​

Frenchen, 19 de julho de 1998″

Declaração de Tozanso

World_YMCA_logo.png

Declaração oficial do Conselho Mundial celebrado em Tozanso, Japão:

​

A ACM é uma Organização Cristã: Em sua sede se encontra cristãos, leigos que, “considerando a Jesus Cristo como seu Salvador e seu Deus, desejam ser discípulos e trabalhar juntos para a extensão de seu Reino”.

A ACM e seu programa na comunidade local e por todo mundo, é o meio através do qual estes cristãos leigos cumprem parte de sua obrigação a serviço de Cristo. A ACM coopera com as igrejas em seus ministérios e ensinamentos. No entanto, não está aliada em nenhuma religião ou denominação; seus líderes e sócios pertencem a qualquer religião cristã. Assim mesmo acolhe pessoas de outras crenças e aqueles difíceis de aceitar qualquer fé, são recebidos e participam de suas atividades.

​

A ACM é uma Organização de Voluntários: Seu propósito está formado pela mesma ACM. Seu apelo para chamar sócios, líderes, está dirigido àqueles que desejam associar-se ao trabalho em prol destes propósitos. Apesar que as ACMs frequentemente levam a cabo serviços em acordo com os governos e em certos casos, com ajuda governamental, mantém seu caráter voluntário independente e seus líderes estão alertas para salvaguardá-la.

​

A ACM é um Movimento Juvenil: Apesar de haver variedades de idades que cobrem suas atividades, seu principal interesse se fixa na geração presente. A maior parte de seus sócios e outros participantes são jovens de escolas e universidades, e jovens que trabalham. Alguns têm criado programas para a educação e saúde em nível adulto, estes se encontram tipicamente entre os homens e mulheres mais jovens. Seus lideres são maduros, porém jovens.

​

A ACM é uma Organização Internacional: As unidades básicas do movimento são as ACMs locais. Estas ACMs estão unidas, por meio de um agrupamento nacional e regional, em um Movimento Mundial, ao qual a Aliança Mundial dá significado e propósito. Através de sua afiliação à Aliança Mundial e pelas relações diretas da ACM, o Movimento Membro vive para si.

​

A ACM é uma Organização de Sócios: A ACM oferece seus serviços tanto a sócios como a não sócios com o objetivo de suprir as necessidades de determinadas situações, mas consiste em seu centro, aqueles que conscientemente se associaram para levar a cabo seu propósito e para quem aceita certa responsabilidade dentro de seus grupos pequenos, da sua ACM. Os secretários profissionais tem importantes responsabilidades nas ACMs e na formulação da política. No entanto o máximo controle descansa não com estes secretários profissionais, e sim com os membros e dirigentes eleitos e outras autoridades: as forças leigas. O trabalhador profissional ajuda a desenrolar o espírito de sócios a ser mais eficaz.

​

A ACM é uma Fraternidade: Na comunidade, na nação e no mundo, busca através de seus membros, de seu programa e como expressão de seu propósito, ser uma fraternidade que une os laços da confraternidade, a pessoas de toda classe, credo, cor e nacionalidade.

​

A ACM Educa para uma Cidadania Responsável: ACM educa para uma cidadania responsável e liderança, mas é uma organização apolítica. Deve ter percepção social e deve contribuir para formar consciência. Ajuda seus sócios a estar informados e a se interessar sobre a política pública de seus países e do mundo. Ajuda-lhes no desenvolvimento de sua capacidade para cumprir com suas responsabilidades de cidadãos e lhes dá oportunidades para unir-se na construção da nação. Mas tudo isto só realiza sem aliar-se politicamente como organização.

​

A ACM mantém um Programa Diversificado: A ACM realiza seu trabalho principalmente através de pequenos grupos. Se interessa pelo desenvolvimento mental e corporal de seus sócios. Seu programa variado é o resultado de intenções deliberadas para proporcionar uma ampla gama de pontos de fácil contato com os indivíduos para preencher as necessidades dos membros e na vida diária: trabalho, escola, família, recreação e expressar de diferentes maneiras sua preocupação cristã com essas pessoas.

​

Tozanso, Japão 1965

bottom of page